(2024 – Atual) Estratégia para despertar e fixar mulheres na engenharia
Descrição: A participação no Grupo Temático de Aprendizagem Ativa de Educação em Engenharia (GT-AAEE) da Associação Brasileira do Ensino de Engenharia (ABENGE) permitiu identificar diversos problemas relacionados à evasão de jovens dos cursos de engenharia. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é desenvolver estratégias para aumentar a presença feminina nessa área. Para isso, será adotado o enfoque educativo STEAM, que abrange Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, visando promover a alfabetização tecnológica, combater o declínio nos estudos de ciências e reduzir a disparidade de gênero em questões científico-tecnológicas. A pesquisa será de natureza descritiva e bibliográfica, complementada por atividades de extensão pautadas em processos educativos transversais e interdisciplinares. Utilizaremos metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Além disso, faremos uso de ferramentas e recursos tecnológicos para o ensino de robótica, inteligência artificial e outras linguagens de programação, visando promover o letramento nessas áreas. Destacaremos o desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas complexos por meio da lógica matemática e da comunicação eficaz. Essas competências são fundamentais para o sucesso nas áreas STEAM e para fortalecer a autoestima das mulheres, além de promover a igualdade de gênero e a construção de significados. O foco principal será despertar o interesse dos estudantes do ensino básico e médio, bem como manter os alunos matriculados nos cursos de engenharia e apoiar as professoras diante dos desafios relacionados à evasão feminina nos cursos tecnológicos. Pretendemos, ao final, compartilhar esse modelo de referência para retenção de mulheres na engenharia e estabelecer a RedAme, uma rede de apoio às mulheres nesse campo.
Processo SEI 23075.017694/2024-21 – aprovado.
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Coordenador / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Integrante / Eneida Regina Fabian Holzmann – Integrante / Nathália Savione Machado – Integrante / Celso Yoshikazu Ishida – Integrante / Henrique Oliveira da Silva – Integrante / Eloni dos Santos Perin – Integrante / Rejane Bressan – Integrante / Rosangela de Fatima Stankowitz – Integrante / Claudemira Vieira Gusmao Lopes – Integrante / Aridenise Macena Fontenelle, Maria – Integrante / Aline Fornari – Integrante / Ana Paula Campigoto – Integrante / Bruna Luz de Oliveira – Integrante / Leticia de Sá Rocha – Integrante / Fabiane Lopes Bueno Neto Bessa – Integrante / Regiele Aparecida Da Silva – Integrante / Laura Luiza Viviane de Oliveira – Integrante / Cervantes Gonçalves Ayres – Integrante / Karoline Richter – Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
Número de orientações: 1
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(2024 – Atual) Educação Aberta: Disseminação do Conhecimento sobre Economia Circular e Sustentabilidade aplicada a indústria da Construção Civil
Descrição: PRÉ-APROVADO PELA FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA N: PRD2023361000668 – No Brasil, as pesquisas sobre ensino arquitetura/engenharia sustentável apontam que há uma lacuna a ser preenchida e está investigação alerta para necessidade da preparação das gerações futuras de profissionais para a linguagem nova que a arquitetura sustentável requer, para transformar significativamente a cidade. Observa-se que a maioria dos gruposde pesquisa e pesquisadores desta área acumulam conhecimentos e tem dificuldades em disseminar a tecnologia produzida. O objetivo dessa pesquisa é propor um modelo de educação aberta que ajude esses grupos de pesquisa a acelerar os processos de transferência de conhecimento ou tecnologia mais rápida a comunidade. A pesquisa é aplicada e experimental. Fundamenta-se nas discussões teóricas de sustentabilidadeaplicada a construção civil, desenvolvimento sustentável, economia circular, transferência de conhecimento, educação aberta e continuada para engenheiros e arquitetos. A ideia é eleger um grupo específico e um tema e a partir deste reunir todo o conteúdo pesquisado sobre o tema, organizar os diferentes fragmentos educacionais como Recursos educacionais abertos. O próximo passo é estruturá-lo nos Massive Open Online Courses – MOOCs, validar entre especialistas o conhecimento e disseminá-lo. Foram validados três cursos e a pesquisasegue descrevendo o processo desde a escolha do tema, grupo e conteúdo até o desenho do curso, divulgação, entrega e avaliação culminando com modelo de educação aberta. A expectativa é estimular a utilização dos MOOCs possam ser ofertados de como disciplinas optativas e validadas em todos os cursos pelas universidades. Além disso, que as coordenações repensem os currículos acadêmicos para a criação de disciplinas sobre outros temas neste formato para os cursos de graduação, pós-graduação e educação continuada, e que reflitam naturalmente no exercício dos futuros profissionais..
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2).
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Coordenador / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Integrante / Sergio Fernando Tavares – Integrante / Marineli Joaquim Meier – Integrante / Nathália Savione Machado – Integrante / Henrique Oliveira da Silva – Integrante / Lilian C. Witicovski – Integrante / Aline Fornari – Integrante / Felipe Lopes Roberto – Integrante / Giovanna Ferreira Alves – Integrante / Luis Bragança – Integrante / Maria Lidiane Herculano Graciosa – Integrante / Ivan de Carvalho Moura – Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
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(2023 – Atual) Massive Open Online Courses (MOOCs) Na Educação Superior Pública: Experiências, Desafios e Tendências
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz em 28/12/2023.
Descrição: As sociedades fundamentadas no conhecimento atribuem grande valor àeducação, à inovação e à disseminação das informações e saberes gerados emuniversidades e centros de pesquisa. Os Massive Online Open Courses (MOOCs)surgiram como um meio significativo para difundir o conhecimento e ampliar o acesso àeducação. Considerando a constante evolução do cenário da educação superior,evidenciada pelo aumento progressivo das matrículas, sobretudo recentemente emcursos na modalidade a distância, observa-se que os estudantes desse nível educacionalestão cada vez mais familiarizados com o ambiente online. Essa familiaridade propicia aemergência dos MOOCs como uma tendência adotada pelas Instituições de EducaçãoSuperior (IES) para a disseminação do conhecimento produzido. Diante desse contexto,surgem questões de pesquisa pertinentes: quot;Como as Instituições Públicas de EducaçãoSuperior (IPES) estão implementando os MOOCs?quot; e quot;Quais são as experiências,desafios e tendências no uso dos MOOCs na educação superior pública?quot;. Este projetotem como propósito compreender o papel desempenhado pelas Instituições Públicas deEnsino Superior (IPES) na oferta de MOOCs, destacando as experiências, desafios etendências desse recurso no âmbito do ensino superior. No que se refere à metodologia,optou-se por adotar uma abordagem quali-quantitativa. Inicialmente, será realizada umarevisão de escopo para compreender e mapear a literatura relevante sobre o tema. Emseguida, ocorrerá entrevistas e questionários para coletar dados acerca das ferramentas,tecnologias e abordagens adotadas por pesquisadores e docentes das IPES na promoçãodo compartilhamento de conhecimento por meio dos MOOCs. Antecipa-se que estapesquisa oferecerá insights sobre como pesquisadores e docentes estão empregando ecompartilhando os MOOCs, além de promover discussões sobre as potencialidades edesafios dessa tecnologia na melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2)
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Integrante / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Coordenador / Jamerson Viegas Queiroz – Integrante / Manuel Cebrián de la Serna – Integrante / Natália Veloso Caldas de Vasconcelos – Integrante / Renato Samuel Barbosa de Araujo – Integrante / Marciano Furukava – Integrante / Eduardo Lopes Marques – Integrante / Celso Yoshikazu Ishida – Integrante / Henrique Oliveira da Silva – Integrante / Aline Fornari – Integrante / Felipe Lopes Roberto – Integrante / Carmem Kistemacher Barche – Integrante / Joselia Elvira Teixeira – Integrante / Maria Lidiane Herculano Graciosa – Integrante.
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(2023 – Atual) La evaluación de los aprendizajes universitarios con tecnologías emergentes: beneficios y riesgos de la Inteligencia Artificial
Descrição: En la actualidad encontramos noticias en medios de comunicación y redes sociales acerca de los recientes avances de la Inteligencia Artificial (desde ahora IA), muchas de ellas no exentas de alarmismo o exagerados beneficios. En la profesión docente y el ámbito de la enseñanza universitaria se requiere un acercamiento con rigor y seriedad académica como previsión de riesgos al tema en cuestión. Sensible a este hecho, la CRUE-TIC plantea crear comisiones de trabajo lo más pronto posible sobre la IA que nos afectan a todos, motivados por la lectura del policy paper de EUA a saber:-Uso responsable de la IA.-Protección de datos y seguridad jurídica.-Innovación que puede suponer en los procesos de aprendizaje.En línea al último tópico, los miembros de la presente red colaboran desde hace tiempo en una línea de investigación y desarrollo sobre la evaluación de los aprendizajes universitarios con tecnologías emergentes, gracias a proyectos financiados por convocatorias I+D+i del Ministerio y contratos Otri. Con la presente red pretendemos continuar con las líneas del grupo Gtea-SEJ 462 (UMA) coordinador de la red, analizando las posibilidades, beneficios y los riesgos que permite la IA para la evaluación combinada con las dos herramientas y metodologías del grupo, como son: las rúbricas, las anotaciones de vídeo y las herramientas de evaluación de las plataformas institucionales. El objetivo general pretende mejorar la personalización de la enseñanza gracias a la IA facilitando la tarea del docente con una evaluación más formativa y de calidad para los aprendizajes de los estudiantes. Además, esperamos que la red nos permita diseñar nuevos proyectos conjuntos y realizar publicaciones de impacto en revista de JCR y Scopus Q1.
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Integrante / Manuel Cebrián de la Serna – Coordenador / Nathália Savione Machado – Integrante / María Jesús Gallego Arrufat – Integrante / Karl Steffen – Integrante / Eloni dos Santos Perin – Integrante / Francisco josé Ruiz Rey – Integrante / Violeta Cebrian Robles – Integrante / Manuela Raposo-Rivas – Integrante / Gustavo Perin – Integrante / María José Latorre Medina – Integrante / Maria Esther Martinez Figueira – Integrante / Alejandro Carrasco Muñoz – Integrante / Norma Torres Hernandez – Integrante / María del Mar García Ruiz – Integrante / María del Pilar Ibañez Cubrilla – Integrante / Ana Belén Perez Torregrosa – Integrante / Elizabet Reina Jiménez – Integrante / Olalla, García Fuentes – Integrante / Desirée Aguilar Palomo – Integrante / Fernando Manuel Lourenço Martins – Integrante / Maribel dos Santos Miranda Pinto – Integrante / IImane Bakkali – Integrante / Ramos João Sacaia Fernando – Integrante / André Aparecido da Silva – Integrante / Péricles José Pires – Integrante.
Financiador(es): Universidad de Málaga – Auxílio financeiro.
Número de orientações: 1
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(2022 – Atual) ECOEICO – Economia circular como estratégia para uma indústria da construção mais sustentável
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sergio Fernando Tavares em 27/12/2023.
Descrição: A Rede ECoEICO tem como missão principal impulsionar a transformação da indústria da construção por meio da adoção dos princípios da economia circular. Reconhecendo os desafios de escassez de recursos e volatilidade de preços, a economia circular emerge como uma estratégia capaz de criar oportunidades para inovação e eficiência nos processos de produção e consumo. A indústria da construção, embora vital para o crescimento económico e o emprego nos países ibero-americanos, também enfrenta problemas como a extração excessiva de recursos e a falta de reutilização e reciclagem, resultando em grandes impactos ambientais e económicos.Diante desses cenários, a Rede ECoEICO tem como objetivo fundamental desenvolver estratégias práticas e viáveis para a implementação da economia circular na indústria da construção. Essa abordagem é especialmente relevante para o espaço Iberoamericano, onde o setor da construção desempenha um papel fundamental na economia. Com a finalidade de orientar uma transição sustentável, a rede explora diversas atividades estratégicas. Além da criação de soluções circulares, a rede também tem como propósito gerar material didático direcionado para a formação de recursos humanos, uma etapa crucial para que se possam estabelecer políticas de incentivo à implementação dos princípios da economia circular. Com um plano de comunicação abrangente, a rede dissemina as suas descobertas e partilha as suas visões através da publicação de relatórios e manuais derivados de estudos de casos, bem como da realização de conferências, palestras, workshops e jornadas.
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Integrante / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Integrante / Christian Luiz da Silva – Integrante / Sergio Fernando Tavares – Coordenador / Luís Manuel Bragança de Miranda Lopes – Integrante / Felipe Lopes Roberto – Integrante / Mayara Regina Munaro – Integrante / Giovanna Ferreira Alves – Integrante / Hélio Antônio Junqueira – Integrante / Ramos João Sacaia Fernando – Integrante.
Número de produções C, T & A: 7
Número de orientações: 1
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(2022 – Atual) Protagonismo das Cooperativas de Crédito para a transição para uma Economia Circular
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz em 10/11/2023.
Descrição: Emerge nas discussões atuais a transição da economia linear para a circular como sendo um tema primordial para continuidade dos processos de produção e consumo. A economia circular (EC) traz uma discussão sobre a forma de produção, design e consumo, introduzindo o pensamento do berço ao berço que propõe, uma economia regenerativa, que visa o aumento tanto do ciclo de vida, quanto do tempo de uso, e ainda, minimizando ou excluindo os resíduos gerados nas produções e descartes (MCDONOUGH; BRAUNGART, 2010).A valorização das questões ambientais pelo setor produtivo vem aumentando nas últimas décadas e a incorporação dos indicadores Environmental, Social and Governance (ESG) ou Ambiental, Social e Governança (ASG) é um tema fundamental para definir se as operações das empresas são socialmente responsáveis, sustentáveis e corretamente gerenciadas.A circularidade intenciona a reconstrução do capital seja ele financeiro, da manufatura, humano, social ou natural (ELLEN MACARTHUR FUNDATION, 2019), devendo atuar de forma sistêmica nos níveis micro, meso e macro (KIRCHHERR; REIKE; HEKKERT, 2017; WINANS; KENDALL; DENG, 2017). Porém, a economia circular só será possibilitada por novos modelos de negócios e consumidores mais responsáveis, bem como fechamento, estreitamento e desaceleração dos ciclos (BOCKEN ET AL., 2014; BOCKEN ET AL., 2016).No que se relaciona à economia circular, novos modelos de negócio baseados na circularidade são imperativos no cenário atual, onde além da mobilização da sociedade em geral, se faz importante a aproximação do setor financeiro com o setor produtivo e com os setores acadêmicos, pois deste elo, surgirão os novos consumidores, gestores e tomadores de decisões no âmbito empresarial e público, responsáveis pelas iniciativas capazes de viabilizar a EC de forma sistêmica e acompanhadas de instrumentos econômicos e regulatórios, como subsídios fiscais, bem como, processos de avaliação e acompanhamento devem ser aplicados. Muitas iniciativas relacionadas a EC não obtêm sucesso devido à falta de incentivo e infraestrutura necessária para troca de recursos (WINANS; KENDALL; DENG, 2017). Só será possível avançar no caminho da EC quando houver uma gestão da cadeia de suprimentos circular, possibilitando a entrada de novos modelos de negócios circulares, bem como o fechamento, estreitamento e desaceleração dos ciclos. (BOCKEN et al.,2014; BOCKEN et al., 2016).Neste sentido, as responder a questão Como as cooperativas de crédito podem se tornar protagonistas na transição para a economia circular? busca-se compreender o papel dos gerentes das cooperativas em identificar potenciais negócios que permitam a transição de um modelo linear para o circularA hipótese que norteia este trabalho é que as crenças, valores, conhecimentos e habilidades dos gerentes das cooperativas de crédito contribuem para o protagonismo no financiamento de negócios circulares. O processo de desenvolvimento de novos produtos circulares demanda que os indicadores ESG, sobretudo aqueles relacionados à questão ambiental, carecem de aproximação com as questões da economia circular e esta pesquisa justifica-se ao fazer essa aproximação entre os temas relevantes para o desenvolvimento local e regional. O objetivo da presente pesquisa é compreender as percepções, desafios e ações dos gerentes das cooperativas de crédito na identificação de negócios circulares e os instrumentos capazes de oportunizar a alavancagem dos negócios circulares. Além de correlacionar variáveis, buscando validar um modelo, que associam variáveis e permitam a criação de um framework para emissão de títulos circulares e liberação de recursos para esses empreendimentos.
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Integrante / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Coordenador / Marciano Furukava – Integrante / Eduardo Lopes Marques – Integrante / Carmem Kistemacher Barche – Integrante / Solange Cechinel Bez – Integrante / Nilton Cesar Lima – Integrante / Giovanna Carolina Massaneiro dos Santos – Integrante.
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(2021 – Atual) Aplicações em Engenharia da Informação e do conhecimento
Descrição: A Engenharia da Informação (EI) surge como articuladora e desenvolvera de métodos e ferramentas para a organização (ordenamento) de Conhecimento de modo sistêmico e controlável. A Engenharia de Conhecimento (EC) faz a captura e formalização do conhecimento das organizações e dos indivíduos de um modo que permita sua apropriação e reuso em sistemas ou processos. Estudos anteriores, comprovam que as pesquisas no campo da engenharia da informação não se limitam a área de informática, mas é crescente quando avaliada sobre a ótica da ciência e gestão da informação. Neste sentido, surge a proposta de analisar as aplicações da engenharia da informação e do conhecimento (EIC) nas organizações. Complementar tornar-se importante entender a complexidade na transição entre gestão de conteúdo para engenharia da informação e gestão da informação para engenharia do conhecimento; descrever os impactos destes processos nos ecossistemas organizacionais e na sociedade; analisar as mudanças no local de trabalho e na vida do individuo a partir da tomada de decisão oriunda de uma pratica relacionada a um processo baseado em EIC na redução das barreiras geográficas e espaciais; discutir o impacto da EIC em temas emergentes nas organizações relacionados ao ecodesign e economia circular; e identificar potencialidade de replicabilidade dos processos em organizações de outros países da América do Sul, entre outros. O projeto se aplica a todo tipo de organização, terá diferentes pesquisadores e subprojetos associados durante a sua vigência. Terá como escopo provisório a investigação qualitativa de natureza descritiva, sendo que adotará procedimentos metodológicos para coleta de dados com: levantamento bibliográfico e documental, estudos de casos, entrevistas e/ou survey se necessário. este projeto esta relacionado com o pos-doc realizado na Uminho em 2022-2023. SEI N0. ..23075.009343/2021-02.
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Coordenador / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Integrante / Sergio Fernando Tavares – Integrante / Ricardo Mendes Junior – Integrante / Celso Yoshikazu Ishida – Integrante / Guilherme Francisco Frederico – Integrante / Rodrigo de Castro Freitas – Integrante / Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco – Integrante / Taiane Ritta Coelho – Integrante / Felipe Lopes Roberto – Integrante / Ana Paula Campigoto – Integrante / Cervantes Gonçalves Ayres – Integrante / Thais Kruchelski Gugelmin – Integrante.
Número de produções C, T & A: 16
Número de orientações: 1
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(2021 – Atual) Gestão Enxuta da Informação: Impacto pela Adoção da Economia Circular na Industria da Construção Civil
Descrição: Esta pesquisa envolve duas linhas de investigação: a primeira aborda a engenharia da informação e do conhecimento com foco no Lean Information Management – LIM; e a segunda com ênfase na descoberta de conhecimento e mudança na cultura organizacional pela adoção da economia circular, com vistas ao desenvolvimento de uma indústria da construção civil mais sustentável. A proposta deste projeto de pesquisa produtividade se justifica por estar participando da Rede ECoEICo Economia Circular como Estratégia para uma Indústria da Construção mais Sustentável que conta com 12 Universidades de 8 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Uruguai, Espanha e Portugal. A Rede se alinha a uma importante inciativa intergovernamental, que reúne Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Peru, foi lançada com intenção de apoiar a América Latina e o Caribe na transição para uma economia circular como parte da recuperação pós-COVID-19. Tem uma abordagemconcentrada na questão dos resíduos sendo coordenada pelo Programa de las Naciones Unidas parael Medio Ambiente – PNUMA (2021). No entanto, os países Europeu, dentre os quais Espanha ePortugal, possuem planos de Ação Europeu para a Economia Circular de ação nas suas indústrias. Porém, o Brasil ainda não definiu estes planos de ação nas suas indústrias, em especial, na Construção Civil. Diante destes fatos, buscar-se-á respostas as seguintes questões: De que forma o LIM se apresenta nos processos de transição da Economia Linear para Economia Circular nas empresas de Construção Civil portuguesa? Quais informações e peculiaridades observar nas práticas da Economia Circular presente no setor da Construção Civil na UE?.
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Coordenador / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – Integrante / Jamerson Viegas Queiroz – Integrante / Sergio Fernando Tavares – Integrante / Henrique Oliveira da Silva – Integrante / Luís Manuel Bragança de Miranda Lopes – Integrante / Felipe Lopes Roberto – Integrante / Mayara Regina Munaro – Integrante / Hélio Antônio Junqueira – Integrante / Ana Paula Campigoto – Integrante / Laura Luiza Viviane de Oliveira – Integrante / Ivan de Carvalho Moura – Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
Número de orientações: 1
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(2020 – 2023) Disseminação do conhecimento por meio das disciplinas transversais e hibridas modalidade de Cursos Massivos Abertos e Online
Descrição: A proposta de pesquisa está vinculada a projetos e experiência que já vêm sendo desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Aplicada em Ciência, Informação e Tecnologia (GP-CIT) no âmbito das competências digitais docentes e da abertura e disseminação do conhecimento científico e tecnológico. Neste projeto em particular o objetivo é desenvolver e experimentar métodos e processos de modelagem por gestão de competências de Cursos Abertos Massivos Online numa perspectiva de disciplinas transversais e híbridas. Especificamente visa sintetizar referências, métricas e padrões para oferta de Cursos Abertos Massivos Online em contexto de abertura do conhecimento; aprimorar o conceito de disciplina transversal no contexto dos MOOCs e da Educação Híbrida; experimentar e comparar plataformas para oferta de MOOCs; discutir e propor métodos e processos para modelagem por gestão de competências para MOOCs. Para tanto, do ponto de vista dos procedimentos metodológicos, serão realizados ações dialógicas de sensibilização e construção do conhecimento junto a docentes da UFPR interessados na formação docente voltada para o movimento dos Cursos Abertos Massivos Online; comparação e modelagem de MOOCs, amparados nas teorias de Gestão por Competências; desenvolvimento de um Programa de Formação em Competência Digital (CDD); e workshops visando discutir e aprimorar o conceito de disciplina transversal no contexto dos MOOCs e da Educação Híbrida. A estratégia metodológica adotará revisão sistemática, survey e com seus resultados parte-se para desenvolver de forma experimental os cursos com transferência de conhecimento imediato aos docentes da UFPR. Como resultados espera-se avançar no campo teórico e prático da modelagem por gestão de competências de Cursos Abertos Massivos Online e, consequentemente, com a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, uma vez vislumbrada a finalidade desta tipologia de curso a tendência mundial por novos modelos de ensino e aprendizagem e pela abertura das instituições de ensino e pesquisa.
Situação: Concluído.
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Coordenador / Ricardo Mendes Junior – Integrante / Regiane Piontkewicz – Integrante / Celso Yoshikazu Ishida – Integrante / Eloni dos Santos Perin – Integrante / Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco – Integrante / Helena de Fatima Nunes da Silva – Integrante / Ana Paula Gessi Pacheco – Integrante / Aline Fornari – Integrante / Raphaela Kimie Hisamatsu Smaniotto – Integrante / Pedro Eduardo Galvão Cardoso – Integrante / Byanca Neumann Salerno – Integrante / Leonardo Costa Monte Junior – Integrante / Carolina Sommer Pires – Integrante / Hellen Lima Ferreira – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Paraná – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9