Livros publicados/organizados ou edições
1 – BRAGANCA, L. (Org.) ; FREITAS, M C D (Org.) ; Tavares, Sergio Fernando (Org.) . II Jornada Internacional de Construções Sustentáveis Economia Circular -Ações para um Mundo Regenerativo. 1. ed. Guimarães – Portugal: Rede EcoEico, 2024. v. 1. 154p .
2 – FREITAS, M.C. D.; PEIXE, A. M. M. (Org.) . Inclusão digital para a maturidade. 1a.. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2021. v. 1. 115p .
3 – VIEIRA, R. S. (Org.) ; MICHALSKI, M. R. T. (Org.) ; FREITAS, M. C. D. (Org.) . Projeto MEL na pandemia Covid 19: ações realizadas. 1a. ed. Curitiba: UFPR, 2021. v. 1. 44p .
4 – Almeida, M. G. (Org.) ; FREITAS, M.C.D. (Org.) . eBook: A Escola no Século XXI Volume 4: Desafios Permanentes. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2015. 296p .
5 – Almeida, M. G. (Org.) ; FREITAS, M.C.D. (Org.) . A Escola no Século XXI Volume 3: Virtualização das Relações: um desafio da Gestão Escolar. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2013. v. 3. 220p .
6 – SCHMID, A. L. (Org.) ; TAVARES, S. F. (Org.) ; FREITAS, M.C.D. (Org.) . Anais do Encontro Latino Americano de Edificações e Comunidades Sustentáveis. 1. ed. Curitiba: ANTAC, 2013. v. 1.
7 – GREEF, A. C. ; FREITAS, M.C. D. ; ROMANEL, F. B . LEAN OFFICE: Operação, Gerenciamento e Tecnologias. 1a.. ed. São Paulo: Atlas, 2012. v. 1.
8 – Almeida, M. G. (Org.) ; FREITAS, M.C. D. (Org.) . A Escola no Século XXI Volume 2: Docentes e Discentes na Sociedade da Informação. 1a. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2012. v. 2. 240p .
9 – TONO, C. C. P. ; FREITAS, M.C. D. ; HARACEMIV, S. M. C. . Informática para o desenvolvimento humano. 1. ed. Curitiba: Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, 2012. v. 1. 310p .
10 – Almeida, M. G. (Org.) ; FREITAS, M.C. D. (Org.) . A Escola no Século XXI Volume 1: Atores Responsáveis pela Educação e seus Papéis. 1a. ed. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2011. v. I. 256p .
11 – SCHEER, S. (Org.) ; GHEBAUER, F. (Org.) ; MENDES JUNIOR, R. (Org.) ; FREITAS, M.C.D. (Org.) . Técnicas de Produção e Materiais para Fluxo de Informação em Canteiros de Obras. 1. ed. Curitiba: UFPR UFK, 2008. v. 1. 201p .
——————————————————————————————————————–
Capítulos de livros publicados
1 – FREITAS, M. C. D.; TAVARES, S. F. ; Bragança, L. ; Barbosa, S. . The Rehabilitation of Buildings from the Perspective of Circular Economy Principles. In: L. Bragança et al. (eds.), Creating a Roadmap Towards Circularity in the Built Environment, Springer Tracts in Civil Engineering,. (Org.). Springer Tracts in Civil Engineering. 1ed.Switzerland: Springer Nature Switzerland, 2024, v. 1, p. 263-274.
2 – Enembreck, Flávia Luisa Pires ; DO CARMO DUARTE FREITAS, MARIA ; Bragança, Luís ; Tavares, Sergio Fernando . Potential Synergy Between Agile Management and the Mindset of Circular Economy in Construction Projects. In: L. Bragança et al. (eds.), Creating a Roadmap Towards Circularity in the Built Environment, Springer Tracts in Civil Engineering,. (Org.). Springer Tracts in Civil Engineering. 1ed.Switzerland: Springer Nature Switzerland, 2024, v. 1, p. 239-248.
3 – Figueirôa, Ísis ; DO CARMO DUARTE FREITAS, MARIA ; Tavares, Sergio Fernando ; Bragança, Luís . How Circular Economy Strategies Can Be Implemented in the Dwelling Renovation Design Phase. In: L. Bragança et al. (eds.), Creating a Roadmap Towards Circularity in the Built Environment, Springer Tracts in Civil Engineering,. (Org.). Springer Tracts in Civil Engineering. 1ed.Switzerland: Springer Nature Switzerland, 2024, v. 1, p. 47-56.
4 – Munaro, Mayara Regina ; DO CARMO DUARTE FREITAS, MARIA ; Tavares, Sergio Fernando ; Bragança, Luís . The Materials Bank of the City of Porto: Flow of Processes to Recover Tiles in Urban Operations of Historic Buildings. In: L. Bragança et al. (eds.), Creating a Roadmap Towards Circularity in the Built Environment, Springer Tracts in Civil Engineering,. (Org.). Springer Tracts in Civil Engineering. 1ed.Swiss: Springer Nature Switzerland, 2024, v. 1, p. 135-145.
5 – FREITAS, M.C. D.; SAVIONE MACHADO, NATHALIA ; ISHIDA, C. Y. ; SILVA, H. O. . La percepción de la inclusión educativa en los MOOC. In: Lucila Pérez Cascante y Manuela Raposo-Rivas. (Org.). Enseñanza y aprendizaje en contextos multidiversos: desafíos y estrategias en el aprendizaje en entornos digitales. 1ed.Guayaquil – Equador: Universidad Casa GRande, 2024, v. 1, p. 99-152.
6 – MACENA, R.H.M. ; FREITAS, M.C.D. . Oferta, inscrição e seleção de cursos à distância no nordeste brasileiro: análise temporal de 2014 a 2018. EDUCAÇÃO AS PRINCIPAIS ABORDAGENS DESSA ÁREA. 1ed.Curitiba: seven Editora, 2023, v. 2, p. 905-913.
7 – MACENA, R.H.M. ; FREITAS, M.C.D. . Matriz de competências na condução da tese de doutorado sob o formato de e-rubrica: validação por pós graduandos. EDUCAÇÃO AS PRINCIPAIS ABORDAGENS DESSA ÁREA. 1ed.Curitiba: Seven Editora, 2023, v. 2, p. 813-821.
8 – PERIN, E. S. ; DUARTE-FREITAS, M.C ; GALDINO, S. R. . Experiencia 10. Utilización de los e-diarios en el Prácticum de la Licenciatura de Música. In: Martín-Cuadrado, Ana María y Pérez-Sánchez, Lourdes. (Org.). El e-diario de los actores del prácticum y prácticas externas:Una investigación desde la RedTICPraxis. 1ed.Madrid: Narcea, 2023, v. 1, p. 112-116.
9 – ARELLANOS, P. R. ; GONZALEZ-FERNANDEZ, M. O. ; DUARTE-FREITAS, M.C ; JAUREGUIALDE, B. M. ; GARCIA-VARGAS, S. M. . Experiencia 11. :Diseño del cuestionario.. In: Martín-Cuadrado. Ana María Pérez-Sánchez. Lourdes. (Org.). El e-diario de los actores del prácticum y prácticas externas. 1ed.Madrid: Narcea, 2023, v. 1, p. 123-127.
10 – FREITAS, M. C. D.; PERIN, E. S. . Experiencia 18. Resultados obtenidos a través del análisis de los vídeos. Utilización de los e-diarios de la Licenciatura de Artes. In: Martín-Cuadrado, Ana María y Pérez-Sánchez, Lourdes. (Org.). El e-diario de los actores del prácticum y prácticas externas: Una investigación desde la RedTICPraxis. 1ed.Madrid: Narcea, 2023, v. 1, p. 172-178.
11 – GONZALEZ-FERNANDEZ, M. O. ; DUARTE-FREITAS, M.C ; JAUREGUIALDE, B. M. ; PEREZ-SANCHEZ, L. . Experiencia 19. Diseño de dos cuestionarios.. In: Martín-Cuadrado, Ana María y Pérez-Sánchez, Lourdes. (Org.). El e-diario de los actores del prácticum y prácticas externas: Una investigación desde la RedTICPraxis. 1ed.Madrid: Narcea, 2023, v. 1, p. 188-196.
12 – FREITAS, M.C. D.; QUEIROZ, F. C. B. P. ; BARCHE, C. K. . Vórtices impostas pela COVID-19: Análises das percepções dos estudantes da pós-graduação. In: Silveria, J. L.. (Org.). Coletânea Real Conhecer: Multidisciplinar. 1ed.Formiga (MG): UNIATUAL EDITORA, 2022, v. 3, p. 68-85.
13 – REZEK, T. ; FREITAS, M.C. D. ; Scheer, S. . Engenharia do conhecimento ? uma abordagem da interação BIM e Lean. In: Miguel Azenha, José Carlos Lino, José Granja, Bruno Figueiredo, João Poças Martins. (Org.). 4º Congresso Português de Building Information Modelling. 1ed.BRaga: Uminho, 2022, v. 1, p. 250-262.
14 – LINDNER, L. ; MACENA, R.H.M. ; FREITAS, M.C.D. ; FORNARI, A. ; MARTINEZ, M. C. R. ; SOUSA, M. M. . Proyecto LOGOS: experiencia en el uso de mooc para la educación y promoción de la salud en tuberculosis. In: Domínguez de la Rosa, Laura y Millán Franco, Mario. (Org.). LA INVESTIGACIÓN SOBRE NUEVAS ESTRATEGIAS DE APRENDIZAJE. 1ed.Madrid – Espanha: Dykinson, 2022, v. 1, p. 148-163.
15 – SILVA, S. F. ; FREITAS, M.C.D. ; AGUIAR, R. W. ; MARTINEZ, M. C. R. . Noções práticas de educação aberta: Um massive open online course para promover a ciência aberta. In: DOMÍNGUEZ DE LA ROSA, LAURA Y Millán Franco, Mario. (Org.). LA INVESTIGACIÓN SOBRE NUEVAS ESTRATEGIAS DE APRENDIZAJE. 1ed.MADRID – ESPANHA: Dykinson, 2022, v. 1, p. 175-187.
16 – VILLAS-BOAS, V. ; VIANA, D. M. ; MESQUITA, D. ; LIRA, G. V. B. A. ; LIMA, I. G. ; SAUER, L. Z. ; TAVARES, L. ; SOARES, L. P. ; FONTENELLE, M. A. M. M. ; FREITAS, M.C. D. ; MARTELLI, M. C. ; NEVES, R. M. ; LIMA, R. M. S. P. ; NASCIMENTO, S. C. C. . EDUCANDO O ENGENHEIRO DO SÉCULO XXI: APRENDIZAGEM ATIVA PARA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DAS NOVAS DCNS. In: Adriana Maria Tonini e Tânia Regina Dias Silva Pereira. (Org.). OS DESAFIOS PARA FORMAR HOJE OS ENGENHEIROS DO AMANHÃ: Aprendizagem Ativa, Jogos e Gamificação, Novas DCN?S e CDIO, Ensino remoto.. 1ed.Brasília – DF: Abenge, 2021, v. 1, p. 9-143.
17 – FREITAS, M.C. D.. Prefácio. In: Tamires Feitosa de Lima, Chiara Lubich Medeiros de Figueiredo, Fernando Virgílio Albuquerque de OliveirA. (Org.). Estratégias em pesquisa científica: dados de domínio público e desenvolvimento tecnológico. 1ed.Belém: RFB, 2021, v. 1, p. 7-9.
18 – FREITAS, M. C. D.; RAFFO, R. S. S. ; MICHALSKI, M. R. T. . Desafios e oportunidades na gestão da informação de vídeos em eventos ocorridos no período da pandemia de COVID-19. In: Maria Rita Taques Michalski; Raquel dos Santos Vieira; Maria do Carmo Duarte Freitas. (Org.). Projeto MEL na pandemia Covid 19: ações realizadas. 1Aed.Curitiba: UFPR, 2021, v. 1, p. 19-27.
19 – FREITAS, M.C.D.. Reflexão sobre a educação profissional e continuada através de associações ou consórcios. In: José Antonio Marín Marín (coord.), Juan Manuel Trujillo Torres (coord.), Gerardo Gómez García (coord.), Natalia Campos Soto (coord.). (Org.). Hacia un modelo de investigación sostenible en educación. 1ed.Portugal: Dialnet, 2021, v. 1, p. 0-.
20 – FREITAS, M.C.D.; PIONTKEWICZ, R. ; PERIN, E. S. . MODELAGEM DE DISCIPLINA POR COMPETÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA BRASILEIRA EM TEMPOS DE COVID-19. In: LUCENA; RAMOS; NUÑEZ Y RODRIGUEZ. (Org.). Experiencias e investigaciones en contextos educativos. 1ed.MADRID – ESPAÑA: DYKINSON LTDA, 2020, v. 1, p. 452-460.
21 – PERIN, E. S. ; MENEZES, G. G. ; FREITAS, M.C.D. . Estudo Cientométrico sobre Aprendizagem, Tecnologia e Ensino Superior. In: Flores, Coutinho, Rosa e Mesquita. (Org.). Atas do Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior. 1ed.Braga – Portugal: Universidade do Minho, Instituto de Educação Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2019, v. 1, p. 85-98.
22 – MARTINEZ, M. A. T. ; FREITAS, M. C. D. ; SEPULVEDA, S. E. F. . REPOSITORIOS EDUCATIVOS: UN AMBIENTE DE INCLUSIÓN PARA EL INTERCAMBIO Y COLABORACIÓN DEL CONOCIMIENTO. In: Mohammed El Homrani; Inmaculada Ávalos Ruiz; Diego E. Báez Zarabanda. (Org.). Respuestas e intervenciones educativas en una sociedad diversa. 1ed.Albolote – Granada – Espanha: Editorial Comares, S.L., 2017, v. 1, p. 771-781.
23 – FONTENELLE, M. A. M ; MORAIS, L. N. ; OLIVEIRA, M. S. ; FREITAS, M. C. D. ; UHMANN, I. . Oficinando com famílias no CAPSi: relato de experiência. In: Demoly, fontenelle, Chagas. (Org.). Redes de cuidado e aprendizagem na saúde mental e na educação. 1ed.Ijui: Unijui, 2017, v. 1, p. 145-156.
24 – FREITAS, M.C.D.; MARTINEZ, M. A. T. ; ISHIDA, C. Y. ; ROBLES, D. C. ; STEFANO, N. M. . Arquitectura de gestión de contenido para la creación de MOOC. In: Patricia Gomez Hernandez; Alba Garcia Barrera; Carlos Monge López. (Org.). La cultura de los MOOCS. 1ed.Madrid: Sintesís, 2016, v. 1, p. 253-270.
25 – STEFANO, N. M. ; FREITAS, M.C.D. ; MARTINEZ, M. A. T. ; UHMANN, I. ; MENEZES, G. G. . Cursos en línea masivos y abiertos (MOOC): una estrategia de enseñanza-aprendizaje. In: Patricia Gomez Hernandez. Alba García Barrera; Carlos Monge Lopez. (Org.). La Cultura de los MOOCS. 1ed.Madrid: Sintesis, 2016, v. 1, p. 317-334.
26 – AGUIAR, R. W. ; FREITAS, M.C. D. ; ISHIDA, C. Y. ; SOUZA, T. . Estructura genérica de construção de moocs. In: Cebrián de la Serna, M.; Serrano Angulo, J.; y Ruiz Rey, F.J. (Org.). Tecnologías para la evaluación del prácticum y las prácticas externas en contextos multidisciplinares. 1ed.Málaga: Universidade de Mãlaga, 2016, v. 6, p. 134-138.
27 – KEMCZINSKI, A. ; ROBLES, D. C. ; FREITAS, M.C.D. . Capítulo 15. Aportaciones en Soporte Videopóster y Póster – 1. Aprendizaje Científico y Tecnológico Colaborativo Mediante una Tecnología Web de Anotación de Video Pósters. In: Cebrián de la Serna, M.; Serrano Angulo, J.; y Ruiz Rey, F.J. (Eds.). (Org.). Tecnologías para la evaluación del practicum y las prácticas externas en contextos multidisciplinares. 1ed.Málaga – Espanha: GTEA – UMA, 2016, v. 6, p. 198-.
28 – MUELLER, M. F. ; LOURES, E. ; MENDES JUNIOR, R. ; CANCIGLIERI JR, O. ; FREITAS, M. C. D. ; FREDERICO, G. F. . Developing BIM Culture in a University ? Past and Future Steps. In: Borsato, M., Wognum, N., Peruzzini, M., Stjepandić, J. , Verhagen, W.J.C.. (Org.). Transdisciplinary Engineering: Crossing Boundaries. 1ed.: , 2016, v. 4, p. 358-367.
29 – FREITAS, M. C. D.; KEMCZINSKI, A. ; ROBLES, D. C. ; SERNA, M. C. L. . Capítulo 15. AportacIones en Soporte VIdeopóster y Póster – 2. EvaluacIón Entre Pares del Vídeo CientífIco MedIada por CorubrIc. In: Cebrián de la Serna, M.; Serrano Angulo, J.; y Ruiz Rey, F.J. (Eds.). (Org.). Tecnologías para la evaluación del practicum y las prácticas externas en contextos multidisciplinares. 1ed.Málaga – Espanha: GTEA – UMA, 2016, v. 6, p. 199-.
30 – VAZ, E. B. ; DO CARMO DUARTE FREITAS, MARIA . Points of Convergence Between Knowledge Management and Agile Methodologies in Information Technology (IT). In: Pablo Cortes; Elvira Maeso-González; Alejandro Escudo-Santana. (Org.). Enhancing Synergies in a Collaborative Environment. 1ed.Switzerland: Springer International Publishing, 2015, v. V, p. 299-306.
31 – FREITAS, M.C. D.; MENDES JUNIOR, R. ; GREEF, A. C. . Planejamento de Ensino e as Tecnologias. In: Almeida, M.G.; Freitas, M.C.D.. (Org.). A Escola no Século XXI Volume 4: Desafios Permanentes. 1ed.Rio de Janeiro: Brasport, 2015, v. 4, p. 43-62.
32 – SILVA, H. F. N. ; BUFREM, L. S. ; FREITAS, M.C. D. ; SILVA, A. N. . Práticas de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem no Espaço Escolar. In: ALMEIDA, M.G.; FREITAS, M.C.D.. (Org.). A Escola no Século XXI Volume 4: Desafios Permanentes. 1ed.Rio de Janeiro: Brasport, 2015, v. 4, p. 84-113.
33 – SANTOS, L. R. N. ; FREITAS, M.C. D. ; STEFANO, N. ; SILVA, A. N. . Tecnologia em Sala de Aula: Análise da Prática do Uso de Filmes de Animação. In: ALMEIDA, M.G.; FREITAS, M.C.D.. (Org.). A Escola no Século XXI Volume 4: Desafios Permanentes. 1ed.Rio de Janeiro: BRasport, 2015, v. 4, p. 114-127.
34 – FREITAS, M.C. D.; SEHN, M. F. ; REIS, R. A. ; SOUZA, T. . Perspectivas e Tendências das Tecnologias Aplicadas na Educação. In: ALMEIDA, M.G.; FREITAS, M.C.D.. (Org.). A Escola no Século XXI Volume 4: Desafios Permanentes. 1ed.Rio de Janeiro: BRasport, 2015, v. 4, p. 221-233.
35 – MARTINEZ, M. A. T. ; FREITAS, M.C. D. ; SERNA, M. C. L. ; ROBLES, D. C. . Colaboração em Redes Federadas de Educação. In: ALMEIDA, M.G.; FREITAS. M.C.D.. (Org.). A Escola no Século XXI Volume 4: Desafios Permanentes. 1ed.Rio de Janeiro: Brasport, 2015, v. 4, p. 234-249.
36 – SILVA, H. F. N. ; FREITAS, M.C. D. ; KEMCZINSKI, A. ; SERNA, M. C. L. ; MOYA, J.J.M. . Currículo e Conhecimento na Formação por Competência: o Uso de Tecnologias na Flexibilização do Ensino Superior. In: ALMEIDA, M.G.; FREITAS, M.C.D.. (Org.). A Escola no Século XXI Volume 4: Desafios Permanentes. 1ed.Rio de Janeiro: Brasport, 2015, v. 4, p. 250-267.
37 – TEIXEIRA, A. V. ; FREITAS, M.C.D. . Rolezinho:uma análise crítica sob o viés da informação e das novas tecnologias de comunicação, como facilitadores da mudança cultural. In: Anthony Leahy. (Org.). Diálogos (IM)pertinentes. 1ed.Curitiba: instituto memória editora & projetos culturais, 2014, v. 1, p. 19-26.
38 – FREITAS, M.C.D.; SCHMID, A. L. ; TAVARES, S. F. . Estratégia na comunicação científica na forma de vídeo pôster. In: Teixeira, Borba. (Org.). Administração, Direito e Tecnologia: a serviço da cidadania. 1ed.Curitiba: Instituto Memoria, 2014, v. 1, p. 220-246.
39 – MARTINEZ, M. A. T. ; RAZZOLINI FILHO, E. ; FREITAS, M.C.D. ; STEFANO, N. M. . Gestão da Informação Organizacional: transformações na Ciência e Tecnologia como fatores decisivos. In: Teixeira, Borba. (Org.). Administração, Direito e Tecnologia: a serviço da cidadania. 1ed.Curitiba: Instituto Memória, 2014, v. 1, p. 247-275.
40 – STEFANO, N. M. ; FREITAS, M.C.D. ; SILVA, H. F. N. . A Gestão do Conhecimento e o E-learning: uma relação por meio do Modelo SECI (socialização – Externalização – Combinação – Internalização). In: Teixeira, Borba. (Org.). Administração, Direito e Tecnologia: a serviço da cidadania. 1ed.Curitiba: Instituto Memoria, 2014, v. 1, p. 276-301.
41 – GELENSKI, A. C. ; FREITAS, M.C.D. ; KUNTZ, V. H. . Design da informação como estratégia para redução da poluição visual na gestão ambiental urbana.. In: Allison Marcelo Laurindo. (Org.). Gestão, design e novas tecnologias. 1ed.Curitiba: Insituto Memoria, 2014, v. 1, p. 23-32.
42 – MORETTI, V. ; FREITAS, M.C.D. . Processo de estágio probatório de técnico-administrativos em instituição de ensino superior. Processo de estágio probatório de técnico-administrativos em instituição de ensino superior.. In: Allison Marcelo Laurindo. (Org.). Gestão, design e novas tecnologias. 1ed.Curitiba: Instituto Memoria, 2014, v. 1, p. 50-58.
43 – MENDES JUNIOR, R. ; MACHADO, R. L. ; FREITAS, MARIA DO CARMO DUARTE ; ROCHA, R. U. G. ; CORDOVA, FELISA M. ; GARRIDO, M. C. ; OLIVEIRA, S. M. C. ; TAVARES, T. C. ; BIZ, A. A. ; FONTENELLE, M. A. M ; FERNANDES, M. A. ; STEFANO, N. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; QUEIROZ, J. V. ; FURUKAVA, M. ; DIOGENES, J. R. F. ; SILVA, C. L. ; STRAUHS, F. R. . Engenharia da Informação e Mentalidade Enxuta. In: Vagner Cavenaghi, Vanderli Fava de Oliveira, Francisco Soares Másculo. (Org.). TÓPICOS EMERGENTES E DESAFIOS METODOLÓGICOS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: CASOS, EXPERIÊNCIAS E PROPOSIÇÕES. 1ed.Rio de Janeiro: ABEPRO, 2014, v. VIII, p. 163-220.
44 – FREITAS, M.C.D.; SILVA, H. F. N. . Apresentação – A Escola no Século XXI. In: Almeida; Freitas. (Org.). A Escola no Século XXI Volume 3: Virtualização das Relações: um desafio da Gestão Escolar. 1ed.Rio de Janeiro: Brasport, 2013, v. 3, p. 5-8.
45 – FREITAS, M.C.D.; OLIVEIRA, B. F. ; REIS, R. A. . Inclusão Digital. In: Almeida; Freitas. (Org.). A Escola no Século XXI Volume 3: Virtualização das Relações: um desafio da Gestão Escolar. 1ed.Rio de Janeiro: Brasport, 2013, v. 3, p. 95-117.
46 – FREITAS, M.C.D.. Educação a distancia. In: Almeida; Freitas. (Org.). A Escola no Século XXI Volume 3: Virtualização das Relações: um desafio da Gestão Escolar. 1ed.Rio de Janeiro: Brasport, 2013, v. 3, p. 160-183.
47 – KEMCZINSKI, A. ; GASPARINI, I. ; FREITAS, M.C. D. . Educação Superior. In: Marcus Garcia de Almeida, Maria do Carmo Duarte Freitas. (Org.). A Escola no Século XXI Volume 2: Docentes e Discentes na Sociedade da Informação. 1aed.Rio de Janeiro: Brasport, 2012, v. II, p. 138-154.
48 – FREITAS, M.C. D.; GREEF, A. C. . Ensino/aprendizagem. In: Marcus Garcia de Almeida, Maria do Carmo Duarte Freitas. (Org.). A Escola no Século XXI Volume 2: Docentes e Discentes na Sociedade da Informação. 1aed.Rio de Janeiro: Brasport, 2012, v. II, p. 176-189.
49 – NASCIMENTO, E. L. ; FREITAS, M.C. D. ; BIZ, A. A. ; SCHEER, S. . Modelagem de informações no desenvolvimento enxuto de projetos. In: Mônica Santos Salgado et al.. (Org.). Projetos complexos e seus impactos na cidade e na paisagem. 1ed.Rio de Janeiro: FAU/UFRJ ANTAC, 2012, v. 14, p. 132-143.
50 – KUNTZ, V. H. ; GREEF, A. C. ; TSUNODA, D. F. ; FREITAS, M.C. D. . Ambiente virtual de aprendizagem. In: Marcus Garcia de Almeida; Maria do Carmo Duarte Freitas.. (Org.). A Escola no Século XXI Volume 1: Atores Responsáveis pela Educação e seus Papéis. São Paulo: Brasport, 2011, v. 1, p. 90-107.
51 – KUNTZ, V. H. ; FREITAS, M.C. D. . Software de apresentação. In: Marcus Garcia de Almeida e Prof. Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas. (Org.). A Escola no Século XXI Volume 1: Atores Responsáveis pela Educação e seus Papéis. São Paulo: Brasport, 2011, v. 1, p. 108-129.
52 – FONTENELLE, M. A. M ; FREITAS, M.C. D. . Canteiro de Obras de Edificações. In: Nelma Mirian Chagas de Araújo. (Org.). Construção Civil: Uma abordagem Macro da Produção ao Uso. 1ed.João Pessoa -Pb: Geraldo Alves Flôr, 2010, v. 1, p. 11-36.
53 – FREITAS, M.C. D.; MENDES JUNIOR, R. . Tecnologia da Informação na Construção Civil. In: Nelma Mirian Chagas de Araújo. (Org.). Construção Civil: Uma abordagem Macro da Produção ao Uso. 1ed.João Pessoa -Pb: Geraldo Alves Flôr, 2010, v. 1, p. 181-212.
54 – MENDES JUNIOR, R. ; FREITAS, M.C. D. ; SCHEER, S. . Incubadoras: necessidade e modelos que podem ser usados no projeto BEL-i9. In: Companhia Paranaense de Energia; Marcos de Lacerda Pessoa et al. (Org.). BEL-i9: empreendendo e inovando em rede para o desenvolvimento sustentável. 1ed.Curitiba: COPEL Telecomunicações S. A., 2010, v. , p. 157-164.
55 – SOUSA, C.R. ; ABRAHÃO, R.C. ; FREITAS, M.C. D. ; TAVARES, S. F. ; KRUEGER, J. A. ; MENDES JUNIOR, R. . Panorama dos currículos de arquitetura e engenharia civil sobre a inserção da temática sustentabilidade. In: José Jeferson do Rego Silva, Miguel Aloysio Sattler. (Org.). Sustentabillidade do ambiente construído. O que voce tem com isso?. 1ed.Recife ~PE: ANTAC, 2010, v. I, p. 220-232.
56 – MOCHI, M. M. A. G. ; FREITAS, M. C. D. . Diagnóstico da Partipação dos Professores dos Grupos de Trabalho em Rede no Programa de Desenvolvimento da Educação: Estudo de Caso no Paraná. In: PEIXE, B. C. S.; MÜLLER, C. C.; HILGEMBERG, C. M. A. T.; MELATTI, G. A.; BERTOLINI, G. R. F.; MACHADO, H. P. V.; DOLIVEIRA, S. L. D.. (Org.). Gestão de Políticas Públicas no Paraná. 1ed.Cascavel: Edunioeste, 2010, v. , p. 91-.
57 – MULLER, C.C. ; FREITAS, M.C. D. . Matriz de Capacitação modelada por competência para atuar na Educação a distância. In: Cebrián de la Serna, Manuel. (Org.). Investigación e Innovación Educativa con TIC en el Espacio Iberoamericano (Proy. AECID/2008-11). 04ed.Málaga – Esapnha: GTEA – UMA, 2010, v. 1, p. 50-59.
58 – FREITAS, M.C. D.; MENDES JUNIOR, R. . Incubadoras de Empresas. In: Roberto Gregório da Silva Junior. (Org.). Empreendedorismo tecnológico.. 1ed.Curitiba: Instituto de Engenharia do Paraná,, 2009, v. 1, p. 153-172.
59 – LEVORATO, A. M. ; RODRIGUES, E. ; FREITAS, M.C. D. . Análise da Necessidade de Implantação de Unidade Feminina de Dependência Química no Hospital Colônia Adauto Botelho. In: PEIXE, B. C. S.; HILGEMBERG, C. M. A. T.; MELATTI, G. A.; BERTOLINI, G. R. F.; MACHADO, H. P. V.. (Org.). Políticas Públicas no Estado do Paraná: Resumos de Propostas e Projetos. 1ed.Curitiba: Editora Progressiva, 2008, v. , p. 62-.
60 – SIEBEN, V. R. ; FREITAS, M.C. D. . Estudo de proposta para a pesquisa mensal de emprego: contrato em regime especial para entrevistadores de campo.. In: BERTOLINI, Geysler Rogis Flor; HILGEMBERG, Cleise M. de A. Tupich; MACHADO, Hilka Pelizza Vier; MELATTI,Gerson Antonio; PEIXE,Blênio César Severo.. (Org.). Políticas Públicas no Estado do Paraná: Resumos de Propostas e Projetos.. Curitiba – PR: Editora Progressiva Ltda., 2008, v. , p. -.
61 – HOLZMANN, E. R. F. ; LACERDA, M.C.H. ; FREITAS, M.C. D. . Uma discussão sobre a inserção do Centro Psiquiatrico Metropolitano na reforma psiquiátrica. In: BERTOLINI, Geysler Rogis Flor; HILGEMBERG, Cleise M. de A. Tupich; MACHADO, Hilka Pelizza Vier; MELATTI,Gerson Antonio; PEIXE,Blênio César Severo. (Org.). Políticas Públicas no Estado do Paraná: Resumos de Propostas e Projetos.. Curitiba – PR: Editora Progressiva Ltda., 2008, v. , p. 331-342.
62 – CARVALHO, E. K. K. ; GROSS, V. ; FREITAS, M.C. D. . Políticas Públicas Habitacionais:um estudo de caso no Município de Campo Largo – Paraná. In: BERTOLINI, Geysler Rogis Flor; HILGEMBERG, Cleise M. de A. Tupich; MACHADO, Hilka Pelizza Vier; MELATTI,Gerson Antonio; PEIXE,Blênio César Severo. (Org.). Políticas Públicas no Estado do Paraná: Resumos de Propostas e Projetos.. Curitiba-PR: Editora Progressiva Ltda., 2008, v. , p. -.
63 – SCHEER, S. ; FREITAS, M.C.D. ; MENDES JUNIOR, R. . O Projeto CAPES/DAAD/PROBRAL 279/07 E 232/08. In: Scheer; Gehbauer; Mendes Junior; Freitas. (Org.). Técnicas de Produção e Materiais para Fluxo de Informação em Canteiros de Obras. 1ed.Curitiba: UFPR UFK, 2008, v. 1, p. 17-47.
64 – MENDES JUNIOR, R. ; SANTOS FILHO, M. L. ; SCHEER, S. ; FREITAS, M.C. D. . Uma Proposta de Educação Continuada numa Parceria Universidade e Governo: Residência Técnica. In: TOZZI, Marcos; OLIVEIRA, Vanderli F; GIOGETTI Marcius F& ROCHA, Ari. (Org.). NOVOS PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. Curitiba: ABENGE, 2007, v. , p. -.
65 – FREITAS, M.C. D.; MENDES JUNIOR, R. ; SILVA, C. R. O. E. ; FONTENELLE, M. A. M ; VARGAS, C. L. S. . Aplicação da engenharia pedagógica em cursos a distância na área da construção civil. In: TOZZI, Marcos; OLIVEIRA, Vanderli F; GIOGETTI Marcius F& ROCHA,. (Org.). NOVOS PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. Curitiba: ABENGE, 2007, v. , p. -.
66 – FREITAS, M.C. D.; MENDES JUNIOR, R. . Reflexões sobre Gestão da Informação e do conhecimento nas Organizações. In: Fábio Câmara Araújo de Carvalho. (Org.). Ensaios sobre Sustentabilidade e Gestão do Conhecimento. Crescimento Sustentável: Papel da Gestão do Conhecimento. São Paulo: Associação Brasileira de Gestão do Conhecimento, 2007, v. , p. 29-32.