Gestão Lean na Construção Civil
Objetivo – Apresentar os conceitos básicos do conceito Lean e suas variantes dentro da indústria da construção, permitindo o desenvolvimento do pensamento Lean para a busca da melhoria contÃnua dos processos e dos fluxos administrativos no contexto da construção civil.
Público-alvo – Estudantes e profissionais que atuam na área da construção civil, ou qualquer pessoa interessada em Lean Construction.
Carga horária – 30 horas.
Metodologia – O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Filosofia Lean; Gestão da informação; Gestão na construção civil; Lean Office; Lean information; Aplicações na construção civil.
——————————————————————————————————————–
Introdução aos Telhados Verdes
Objetivo – Apresentar conceitos sobre telhados verdes, como classificação, composição e aplicações voltadas à sustentabilidade, instigando o estudante a discutir sobre as soluções convencionais de cobertura.
Público-alvo – Professores, estudantes, profissionais da Construção Civil e comunidade em geral.
Carga horária – 30horas.
Metodologia – O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que são os Telhados Verdes; Para que servem os Telhados Verdes; Como fazer um Telhado Verde; Nossas pesquisas sobre os Telhados Verdes.
——————————————————————————————————————–
Objetivo – Promover o desenvolvimento de estratégias para a implementação da Economia Circular, visando incentivar uma indústria mais sustentável, especialmente nos paÃses ibero-americanos.
Público-alvo – Professores, estudiantes y comunidade em geral.
Carga horária – 06horas.
Metodologia – O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdo.
Conteúdos – O que é Economia Circular e seus principais conceitos; os princÃpios da Economia Circular; Diferenças entre o Modelo Circular e Linea; Modelo de negócios Circulares; Estudos de Casos.
——————————————————————————————————————–
Objective – Promote the development of strategies for the implementation of the Circular Economy, with a view to promoting a more sustainable industry, especially in Ibero-American countries.
Audience – Teachers, students and community in general.
Time load – 06 hours.
Methodology – self-instructional (without tutoring), organized in 5 (five) content modules.
Content – What is Circular Economy and its main concepts; The principles of Circular Economy; Differences between Circular and Linear Model; Circular Business Model; Case Studies.
——————————————————————————————————————–
Objetivo – Promover el desarrollo de estrategias para la implementación de la EconomÃa Circular, con vistas a estimular una industria más sostenible, especialmente en los paÃses iberoamericanos.
Público Objetivo – Docentes, estudiantes y comunidad educativa en general.
Carga horaria – 06 horas.
MetodologÃa -auto instructivo (sin tutorÃa), organizado en 5 (cinco) módulos de contenido.
Contenido – Qué es la EconomÃa Circular y sus principales conceptos; Los principios de la EconomÃa Circular; Diferencias entre el Modelo Circular y LÃnea; Modelo de Negocio Circular; Casos de Estudio.
——————————————————————————————————————–
Competência em Informação para a Docência
Objetivo – Compreender de que modo a competência informacional pode contribuir para o processo formativo do professor no tocante à competência digital no âmbito das práticas educacionais.
Público-alvo – Professores e comunidade educacional em geral.
Carga horária – 04horas.
Metodologia – O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Conceito de Competência em Informação; Como desenvolver a competência em Informação; Teste sobre Competência em Informação.
——————————————————————————————————————–
Competência Tecnológica para a Docência
Objetivo – Compreender de que modo a competência tecnológica pode contribuir para o processo formativo do professor no tocante à competência digital no âmbito das práticas educacionais.
Público-alvo – Professores e comunidade educacional em geral.
Carga horária – 04horas
Metodologia – O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.
Conteúdos – Conceito de Competência Tecnológica; Como desenvolver a Competência tecnológica; Autodesenvolvimento de Competência Tecnológica.
——————————————————————————————————————–
Objetivo – Analisar as propostas internacionais que discutem a identificação das Competências Docentes Digitais (CDD) a partir do modelo CDD, visando uma autorreflexão e o despertar para a necessidade de aprendizagem e formação permanente, por meio das competências digitais docentes.
Público-alvo – Professores do Ensino Básico.
Carga horária – 08horas.
Metodologia – O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 7 (sete) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é Competência Docente Digital (CDD); Modelo Tpack; Modelo Unesco e ISTE; Modelo Intef e DigicompEdu; Modelos de avaliação de CDD; Categorias de CDD; Identificação do perfil de CDD; Plataforma de Autoavaliação sobre as CDDs.
——————————————————————————————————————–
Noções de Sustentabilidade na Construção Civil
Objetivo – Conhecer os conceitos sobre sustentabilidade, reconhecendo os impactos ambientais envolvidos nas atividades da construção civil.
Carga horária – 08 horas.
Público-alvo – Estudantes e profissionais que atuam na área da construção civil.
Metodologia – O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (tr~es) módulos de conteúdos.
Conteúdos – O que é sustentabilidade; Sustentabilidade na construção civil; Estratégias para projetos mais sustentáveis.
——————————————————————————————————————–