Menu

CURSOS MOOC E MICROLEARNING DESENVOLVIDOS PELO GP-CIT

Objetivo – Apresentar os conceitos básicos do conceito Lean e suas variantes dentro da indústria da construção, permitindo o desenvolvimento do pensamento Lean para a busca da melhoria contínua dos processos e dos fluxos administrativos no contexto da construção civil.

Público-alvo – Estudantes e profissionais que atuam na área da construção civil, ou qualquer pessoa interessada em Lean Construction.  

Carga horária – 30 horas.

Metodologia – O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.

Conteúdos – Filosofia Lean; Gestão da informação; Gestão na construção civil; Lean Office; Lean information; Aplicações na construção civil. 

——————————————————————————————————————–

Objetivo â€“ Apresentar conceitos sobre telhados verdes, como classificação, composição e aplicações voltadas à sustentabilidade, instigando o estudante a discutir sobre as soluções convencionais de cobertura.

Público-alvo – Professores, estudantes, profissionais da Construção Civil e comunidade em geral.

Carga horária – 30horas.

Metodologia – O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 4 (quatro) módulos de conteúdos.

Conteúdos – O que são os Telhados Verdes; Para que servem os Telhados Verdes; Como fazer um Telhado Verde; Nossas pesquisas sobre os Telhados Verdes.

——————————————————————————————————————–

Objetivo â€“ Promover o desenvolvimento de estratégias para a implementação da Economia Circular, visando incentivar uma indústria mais sustentável, especialmente nos países ibero-americanos.

Público-alvo – Professores, estudiantes y comunidade em geral.

Carga horária – 06horas.

Metodologia – O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 5 (cinco) módulos de conteúdo.

Conteúdos – O que é Economia Circular e seus principais conceitos; os princípios da Economia Circular; Diferenças entre o Modelo Circular e Linea; Modelo de negócios Circulares; Estudos de Casos.

——————————————————————————————————————–

Objective – Promote the development of strategies for the implementation of the Circular Economy, with a view to promoting a more sustainable industry, especially in Ibero-American countries.

Audience – Teachers, students and community in general.

Time load – 06 hours.

Methodology – self-instructional (without tutoring), organized in 5 (five) content modules.

Content – What is Circular Economy and its main concepts; The principles of Circular Economy; Differences between Circular and Linear Model; Circular Business Model; Case Studies.

——————————————————————————————————————–

Objetivo – Promover el desarrollo de estrategias para la implementación de la Economía Circular, con vistas a estimular una industria más sostenible, especialmente en los países iberoamericanos.

Público Objetivo – Docentes, estudiantes y comunidad educativa en general. 

Carga horaria – 06 horas.

Metodología -auto instructivo (sin tutoría), organizado en 5 (cinco) módulos de contenido.

Contenido – Qué es la Economía Circular y sus principales conceptos; Los principios de la Economía Circular; Diferencias entre el Modelo Circular y Línea; Modelo de Negocio Circular; Casos de Estudio.

——————————————————————————————————————–

Objetivo â€“ Compreender de que modo a competência informacional pode contribuir para o processo formativo do professor no tocante à competência digital no âmbito das práticas educacionais.

Público-alvo – Professores e comunidade educacional em geral.

Carga horária – 04horas.

Metodologia – O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.

Conteúdos – Conceito de Competência em Informação; Como desenvolver a competência em Informação; Teste sobre Competência em Informação.

——————————————————————————————————————–

Objetivo â€“ Compreender de que modo a competência tecnológica pode contribuir para o processo formativo do professor no tocante à competência digital no âmbito das práticas educacionais.

Público-alvo – Professores e comunidade educacional em geral.

Carga horária – 04horas

Metodologia – O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (três) módulos de conteúdos.

Conteúdos – Conceito de Competência Tecnológica; Como desenvolver a Competência tecnológica; Autodesenvolvimento de Competência Tecnológica.

——————————————————————————————————————–

Objetivo â€“ Analisar as propostas internacionais que discutem a identificação das Competências Docentes Digitais (CDD) a partir do modelo CDD, visando uma autorreflexão e o despertar para a necessidade de aprendizagem e formação permanente, por meio das competências digitais docentes.

Público-alvo – Professores do Ensino Básico.

Carga horária – 08horas.

Metodologia – O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 7 (sete) módulos de conteúdos.

Conteúdos – O que é Competência Docente Digital (CDD);  Modelo Tpack; Modelo Unesco e ISTE; Modelo Intef e DigicompEdu;  Modelos de avaliação de CDD; Categorias de CDD;  Identificação do perfil de CDD; Plataforma de Autoavaliação sobre as CDDs.

——————————————————————————————————————–

Objetivo â€“ Conhecer os conceitos sobre sustentabilidade, reconhecendo os impactos ambientais envolvidos nas atividades da construção civil.

Carga horária – 08 horas.

Público-alvo – Estudantes e profissionais que atuam na área da construção civil.  

Metodologia – O curso é autoinstrucional (sem tutoria), organizado em 3 (tr~es) módulos de conteúdos.

Conteúdos – O que é sustentabilidade; Sustentabilidade na construção civil; Estratégias para projetos mais sustentáveis.

——————————————————————————————————————–

Universidade Federal do Paraná
GP-CIT

Av. Prefeito Lothário Meissner, 632
80210-170 | Curitiba |
gpcit@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
GP-CIT

Av. Prefeito Lothário Meissner, 632
80210-170 | Curitiba |
gpcit@ufpr.br


UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais