2020 – 2020
I Seminário Internacional sobre violência, tecnologia e saúde no contexto do Coronavírus (COVID-19)
Descrição: O I Seminário Internacional sobre violência, tecnologia e saúde no contexto do Coronavírus (COVID-19) se propõe a divulgar, por meio de discussões, informações tanto local, regional e nacional acerca das preocupações e das investigações, no âmbito da universidade, sobre o tema, diante do momento pandêmico em que vivenciamos. Para tanto, vamos debater sobre como: o COVID-19 impacta nas questões de violência, tecnologia e saúde, bem como sobre o papel do cientista e do gestor da informação nesse contexto. A Temática se alinha aos ?Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?, em especial, aos relacionados abaixo: 3. Saúde e bem-estar – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. 4. Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 5. Igualdade de gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 10. Redução das desigualdades – Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Coordenador / Raimunda Hermelinda Maia Macena – Integrante / Maria Rita Taques Michalski – Integrante / Tayna Andreatto Cardoso – Integrante / Rayssa Stefany da Silva Raffo – Integrante / Camila Bontorin Cidral – Integrante / Sara Restier – Integrante.
2019 – 2022
Portal da Extensão Integrado
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Celso Yoshikazu Ishida em 28/11/2019.
Descrição: Arquitetura da Informação do Portal da Extensão Integrado, Traçar um Plano de Atividades para a Arquitetura da Informação do Portal da Extensão Integrado, estudo e elaboração da Arquitetura da Informação do portal, – definição dos elementos no sistema de organização, navegação, rotulação e busca, – desenho da interface em baixa fidelidade – ensaio de interação com modelagem proposta- Arquitetura da Informação do portal (2 mês) – Analise comparativa (2 meses) – desenho do protótipo. (1 mês) – simulação do protótipo (1 meses) – analise e tratamento dos elementos do portal (2 mês)O sistema será utilizado para a gestão da extensão pela coordenadoria de extensão. Logo, o impacto é indireto, uma vez que a coordenação é beneficiada e melhora a gestão de todos os projetos da UFPR.As necessidades da coordenação de extensão em relação à coordenação de projetos vem para melhor todos os projetos de extensão da UFPR. Logo, uma melhor gestão implica em melhores projetos – conhecimento da realidade onde os projetos estão acontecendo e relações que poderá aproximar extensionista que atuam numa mesma comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Integrante / Celso Yoshikazu Ishida – Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Paraná – Bolsa.
2019 – 2022
MEL – Mulheres Empreendedoras e Líderes
Descrição: O Projeto de Extensão MEL – Mulheres Empreendedoras e Líderes, da PROEC/UFPR visa articular a criação da REDE MULHERES EMPREENDEDORAS E LÍDERES em Curitiba e mesorregião. Tem como objetivos específicos: a instrumentalização das mulheres e desenvolvimento da liderança e, estímulo ao empreendedorismo social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Coordenador / Maria Rita Taques Michalski – Integrante / Tayna Andreatto Cardoso – Integrante / Rayssa Stefany da Silva Raffo – Integrante / Camila Bontorin Cidral – Integrante / Sara Restier – Integrante / LUCIANA PANKE – Integrante / Raquel dos Santos Vieira – Integrante / MARCIA CRISTINA VARELLA EHRENFRIED – Integrante / LEANDRO FRANKLIN GORSDORF – Integrante / MARIA JULIA MICHALSKI DENEGA – Integrante / CLÁUDIA SANTOS SILVA – Integrante / JACQUELINE CRISTIANE TADAIESK GOMES – Integrante / Ester Maria de Oliveira Carmo Rodrigues Silva – Integrante / Mohani De Almeida Magalhães Fortes – Integrante / BEATRIZ CORCINI BATISTA DA SILVA – Integrante / SARAH BARRIE MATALON – Integrante / ISABELA TASCA CAMILO SILVA – Integrante.
Número de produções C, T & A: 18
2017 – 2019
Processos de extensão universitária
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Celso Yoshikazu Ishida em 04/07/2017.
Descrição: A extensão universitária busca espaços de reconhecimento para aumentar o alcance das ações acadêmicas e do conhecimento produzido na universidade UFPR para o público externo. O projeto processos de extensão universitária prevê o uso de ferramentas e técnicas de visualização que visam a otimização de processos e informações. Durante o ano passado e começo deste ano, foi realizada a fase 1, levantamento e análise das etapas e dos atores para a criação e execução dos programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviço extensionista. O projeto conta com seis alunos voluntários desde março deste ano que participaram de um treinamento de 60h com os softwares básicos para análise e visualização promovido pelo coordenador do projeto. A fase 2 também foi concluída com a participação dos professores e alunos do projeto. Atualmente, o projeto encontra-se na fase 3 de criação de documentos interativos para descrever os processos de extensão dentro do cronograma estabelecido. Os diagramas criados em conjunto com professores, técnico e aluno transferidos para o formato digital com a utilização da ferramenta para fluxo de processos chamada Microsoft Visio. Dois alunos cuidaram da identidade visual do site final e também da interatividade com a customização de um template responsivo. Outros alunos contribuem para a programação para a interação da imagem sensível ao contexto com as páginas de conteúdo criado especificamente para este projeto. Foram concluídos os diagramas de eventos e cursos de extensão e estarão disponíveis no endereço http://www.cedsmi.ufpr.br/extensao/. O projeto continua dentro do cronograma na fase 3. Espera-se que esta proposta, quando concluída, auxilie diretamente os envolvidos com a extensão, facilitando o seu trabalho burocrático e, com isso, aumentando número de projetos ofertados e público atingido..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Integrante / Celso Yoshikazu Ishida – Coordenador.
2017 – 2018
IV Jornada de Gestão da Informação – SUGESTÃO
Descrição: A IV Jornada de Gestão da Informação ? SuGestão 2017 ? tem como principal objetivo promover debates sobre a informação para educação, cidadania e sustentabilidade no âmbito a Ciência, a Inovação e a Tecnologia. Na sua origem, nasce como evento aberto a comunidade e sem custos para seus participantes. Se propõe a disseminar aproximar o pesquisador e seus projetos do cidadão comum. Ainda de debate temas atuais que tem repercussão direta com a vida urbana. Neste enfoque convida a comunidade científica e os cidadãos a apresentarem ideias e produtos desenvolvidos capazes de serem disseminados e uteis em ambientes corporativo, social e educacional. Objetiva ainda reunir especialistas nacionais e internacionais em mesas de debate sobre temas que preocupam o futuro das nações, entre outros teremos: Vale da Felicidade: Estará aí uma Informação de Referência para a Sustentabilidade de Municipalidades? Curitiba ? temos um projeto sustentável para Curitiba? Projeto Casa da videira e hortas urbanas. Tecnologias que salvam, Informação, sustentabilidade e Educação, Mapa dos Espaços Urbanos e experiências de geolocalização ? opengreenmap; Tecnologias sociais inclusivas como espaços virtuais dos cidadãos; Informação e sustentabilidade ? projetos que mudam a geração e o uso dos recursos naturais. Tem como meta também resgatar e relatar as iniciativas do projeto ?Mapa Verde Curitiba? coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Ciência, Informação e Tecnologia ? GP-CIT ? que completa agora 10 anos. Desde 2009, temos convidado a comunidade curitibana a refletir e mapear os locais que reportam bem-estar e qualidade de vida. As iniciativas e atividades envolveram alunos e professores em eventos restritos e públicos com a comunidade universitária, em escolas com as crianças e, nos últimos cinco anos, no projeto Universidade Aberta da Maturidade com idoso. Nesta edição ofertamos a comunidade de educadores e alunos cursos participantes, oficinas de tecnologia resultados das atividades de pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa (www.gp-cit.ufpr.br) tais como: excel avançado, práticas e recursos educacionais, Cursos no formato de MOOCs..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Coordenador / Edelvino Razzolini Filho – Integrante / Sergio Fernando Tavares – Integrante / Helena de Fátima Nunes Silva – Integrante / Celso Yoshikazu Ishida – Integrante / Rodrigo Eduardo Botelho Francisco – Integrante / Lívia Regina Nogueira dos Santos – Integrante / Joana Gusmão Lemos – Integrante.
Financiador(es): Instituto de Educação Tecnológica De Luca Daher – Outra.
2016 – 2023
Tecnologia, Comunicação e Conhecimento na Sociedade em Rede
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rodrigo Eduardo Botelho Francisco em 17/07/2017.
Descrição: O programa visa congregar projetos, eventos, cursos e prestação de serviços extensionistas que apresentem soluções para questões que envolvam a gestão da informação, do conhecimento e da comunicação em plataformas digitais em instituições públicas e privadas. O objetivo geral é promover ações de formação, gestão da informação e do conhecimento, transferência de know-how e tecnologia, desenvolvimento, inovação e aprimoramento de TICs, processos e metodologias para os domínios da informação e da comunicação na Sociedade em Rede. As ações são voltadas para gestores de unidades de informação e comunicação, para a comunidade acadêmica da UFPR e de outras instituições de ensino superior e para sociedade em geral, e estão divididas em três frentes: 1) formação e gestão de pessoas; 2) incursões netnográficas em comunidades em rede; e 3) inovação tecnológica e transferência de know-how e tecnologia.2016-2023.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Integrante / Celso Yoshikazu Ishida – Integrante / Rodrigo Eduardo Botelho Francisco – Coordenador / Joana Gusmão Lemos – Integrante / Rayssa Stefany da Silva Raffo – Integrante.
2013 – 2017
Mapa Verde: Disseminação das práticas de Sustentabilidade em Curitiba
Descrição: A cidade de lCuritiba tem por tradição sobressair-se no cenário nacional como a capital que apresenta os melhores índices de qualidade de vida e de está na dianteira do desenvolvimento sustentável. Entre os prêmios recebidos e alguns títulos (como a de Capital Ecológica) uma realidade um pouco menos idealista que se contrapõe aos seus cidadãos. As conquistas alcançadas e resultado de seu planejamento e gestões de governo iniciadas na década de 1 970, precisam ser renovadas e aprimoradas, para que as futuras gerações continuem o trabalho rumo a um futuro mais sustentável. Nessa trajetória, se insere o projeto Mapa Verde Curitiba fruto da parceria entre a ONG norte-americana Green Map e o curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Em 1 987 a ONG iniciou seus trabalhos, com o objetivo mostrar num mapa os elementos positivos sobre a ecologia urbana, tais como: jardins públicos, mercados ecológicos, edifícios desenhados ecologicamente entre outros. . Para a fundadora Wendy Brawer, os mapas são ferramentas poderosas que dão forma a percepção do espaço que nos rodeia e planta novas possibilidades de exploração. O mapa verde de Curitiba segue o exemplo da Wendy e propõe aos cidadãos curitibanos construir o mapa verde de sua cidade. Este projeto se alia a recomendação da Agenda 21 pensar globalmente e agir localmente (ECO92, 1 992) , foi elaborado o lema do Green Map: Think Global, Map Local . Com a popularização das ferramentas de Tecnologia da Informação no início do século XXI, o projeto aderiu essa vertente, incorporando a idéia num sistema w eb. Com base na plataforma Google Maps, o site Open Green Map (w w w .opengreenmap.org) possibilita acesso a mais de 700 mapas verdes espalhados em 50 países; todos desenvolvidos com a metodologia da ONG. Em 201 4, recebeu o reconhecimento internacional na resvista, Green Map: Impactos revigorantes comunidades ao redor do mundo, conforme o link:http://w w w .greenmap.org/greenhouse/files/Green_Map_Impacts20Book_201 4.pdf na página 32carga total de 305 horas em 2015 certificado 28975.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Coordenador / Leonardo Cossio – Integrante / João Victor de Mello e Basabe – Integrante / Sergio Fernando Tavares – Integrante / Helena de Fátima Nunes Silva – Integrante / Daniel Silva Paixão – Integrante / Marina Sutile de Lima – Integrante / Rafael Alexandre dos Reis – Integrante / Celso Yoshikazu Ishida – Integrante.
2013 – 2013
III Jornada de Gestão da Informação – SUGESTÃO
Descrição: A 3ª. Edição do SUGESTÃO deste evento como nos anteriores convida a comunidade Curitibana a comparecer ao Espaço do Museu Botânico Municipal para juntos continuar o processo de mapear Curitiba. Trazemos novamente a debate as questões relacionadas ?Gestão da Informação: Governança Sustentável da Informação?. Para tanto, teremos presença de convidados, professores e gestores da Informação que debateram os temas acima programados. Para que possa haver um completo entendimento do tema, faz-se necessário reforçar o conceito do que efetivamente é informação. Nas palavras de Peter Drucker o conceito desse termo ? informação é um: ?dados dotados de relevância e propósito?, e tem como objetivo diferenciá-lo do conceito de dados: ?observações sobre o estado do mundo.? E sustentabilidade, segundo o Relatório de Brundtland (1 987) é: “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Unimos informação x sustentabilidade para dotados de inteligência para contar histórias e fazer relatos utilizar as ferramentas computacionais disponíveis para gerar mapas, gráficos e tabelas, deixando um legado as gerações futuras. O Mapa Verde Curitiba principal ferramenta deste evento se propõe a contar as pessoas que visitam a cidade o que pensa sua população do espaço em que ela vive. No futuro a informação poderá ser a nossa única moeda de troca certamente a virtualização será o espaço de armazenamento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Coordenador / Josiete do Carmo – Integrante / Helena de Fátima Nunes Silva – Integrante / Marina Sutile de Lima – Integrante / Lucas Carvalho Nowacki – Integrante.
2011 – 2017
Mídia Digitais Aplicada à Educação 2a EDIÇÃO
Descrição: O projeto propõe-se a trabalhar no desenvolvimento de materiais educativos e cursos que façam a inserção da tecnologia na educação. A ação requer cuidados no momento da seleção das informações para elaboração dos conteúdos didáticos adequados a cada oficina, bem como em relação às teorias e aos estilos de aprendizagem do público alvo: os professores. A ideia é atentar na adequação da linguagem, na identificação do público-alvo e elaboração de material atrativo e motivador, pois o material servirá de apoio para a aquisição de informações que mobilizem idéias com aplicação de prática pedagógica direta nas aulas dos professores. (REgistro N. 678/1 1 – PROEC).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Coordenador / Denise Fukumi Tsunoda – Integrante / Mauro José Belli – Integrante / Alexandre Augusto Biz – Integrante / Helena de Fátima Nunes Silva – Integrante / Celso Yoshikazu Ishida – Integrante / RAFAELA WILLE DE AGUIAR – Integrante / Rodrigo Eduardo Botelho Francisco – Integrante / Taiane de Souza – Integrante / Daniel da Silva Paixão – Integrante / WILLIAN CEZAR DEDA – Integrante / Paulo Sergio da Conceição Moreira – Integrante / Mateus Luciani dos Santos – Integrante.
Número de produções C, T & A: 6
2011 – 2013
Capacitação Docente na Utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem
Descrição: projeto formação tecnologica do professor de ensino superior.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Coordenador / Denise Fukumi Tsunoda – Integrante / Celso Yoshikazu Ishida – Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2011 – 2011
II Jornada de Gestão da Informação ? SuGestão 2011 Gestão da Informação para Ciência, Inovação e Tecnologia
Descrição: A I Jornada de Gestão da Informação (SuGestão 2009), realizada há dois anos, teve duração de 09 dias e um público visitante de aproximadamente 3000 pessoas. Transeuntes, profissionais, estudantes e pesquisadores das áreas de ciência da informação, administração, engenharia e biologia participaram da Jornada, cujo tema era Gestão da Informação para o Desenvolvimento. O objetivo de promover a visibilidade do curso de gestão da informação foi cumprido pela visibilidade do próprio evento, pela criação de um projeto de extensão universitária, por contatos e parcerias acadêmicos e profissionais realizados e pela integração entre graduação e pós-graduação durante seu desenvolvimento. O retorno obtido incentivou à criação de uma nova Jornada, desta vez com tema voltado à Inovação, com propósito de superar os objetivos já cumpridos em sua primeira edição e manter a tradição de realizar um evento de grande porte na área..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Coordenador.
2010 – 2017
Programa de Extensão Rosa dos Ventos
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Fukumi Tsunoda em 12/02/2015.
Descrição: Este programa visa a disseminação do uso de tecnologias de informação e comunicação, principalmente as vinculadas ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Ainda, estimular o envolvimento e utilização de tecnologias tais como: softw are aplicativos em geral tanto proprietários quanto livres, realidade virtual e aumentada, ambientes virtuais de aprendizagem. Estimular a utilização de novas tecnologias. Manutenção básica de computadores dentre outros. Certificado PROEC 1 0981 – ja/dez201 0..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Integrante / Denise Fukumi Tsunoda – Coordenador / Celso Yoshikazu Ishida – Integrante.
2010 – 2013
Projeção e Visualização Científica dos 100 anos de Dados Históricos da UFPR
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Celso Yoshikazu Ishida em 12/02/2015.
Descrição: Resgate dos dados historicos da UFPR. Certificado no. 1 471 5 PROEC – relativo ao período de setembro a dezembro de 201 0. Este ano, em comemoração aos 1 00 anos da Universidade Federal do Paraná, diversos projetos estão enfatizando a importância da UFPR para a região e para o Brasil. O projeto de extensão: Projeção e Visualização Científica dos 1 00 anos de Dados Históricos da UFPR têm como objetivo contribuir com a transparência dos dados históricos da instituição, enfatizando as informações importantes e permitindo a interação da sociedade com seus ícones de modo criativo e atrativo para a comemoração da primeira Universidade do Brasil. O projeto foi concluído com diversas interações e apresentações das informações com a utilização da visualização científica e realidade aumentada. O sítio (http://w w w .gp-cit.ufpr.br/1 00anos).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Integrante / Denise Fukumi Tsunoda – Integrante / Celso Yoshikazu Ishida – Coordenador.
2010 – 2011
Ações em comum na UFPR: unindo talentos / Subprojeto: Informática para o desenvolvimento
Descrição: O subprojeto intitulado informática para o desenvolvimento aprovado pela Capes, proposto pelo Departamento de Gestão da Informação da UFPR, através do Programa Rosa dos Ventos, articulado às Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil) a partir do Projeto Informática Cidadã e do Grupo de Pesquisa Informática para o Desenvolvimento Humano, é um dos quatro que compõe o Projeto AÇÕES EM COMUM NA UFPR: UNINDO TALENTOS, em resposta ao edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior de Nº 033/201 0, do Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares: Investindo em novos talentos da rede de educação pública para inclusão social e desenvolvimento da cultura científica. Este subprojeto busca desenvolver três atividades na área de inclusão sócio-digital no que tange a processos de produção de material didático, processos de formação e de produção de material sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com a educação, tendo como público-alvo professores da rede de educação básica estadual e municipal de ensino público do Estado do Paraná..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Maria do Carmo Duarte Freitas – Coordenador / Denise Fukumi Tsunoda – Integrante / Cineiva Campoli Paulino Tono – Integrante / Mauro José Belli – Integrante / Luiz Antonio Borges Filho – Integrante / Andreia de Jesus – Integrante / Renata Ludovico – Integrante / Cícero Aparecido Bezerra – Integrante.